A Cessna Aircraft Company, um dos maiores fabricantes mundiais de aeronaves, acaba de anunciar o seu mais novo avião, o Citation Ten, que deve ser entregue ao mercado no terceiro trimestre de 2013. Desenvolvido a partir do modelo Citation X, o novo Citation Ten já vem com winglets instalados de fábrica, o que permite uma grande evolução em termos de velocidade, alcance, razão de subida e economia de combustível. Além disso, com uma fuselagem maior, traz um interior mais amplo, redesenhado e equipado com os mais modernos equipamentos de comunicação e entretenimento.
“Estamos muito otimistas com essa evolução para o Citation Ten, pois o que já era excelente ficará ainda melhor. Com toda a tecnologia em aviônica, sua melhora de performance com maior economia de combustível e seu conforto interno, podemos já antever uma aeronave com uma das melhores relações custo-benefício do mercado”, afirma Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM Aviação Executiva, há quase 30 anos representante da Cessna no Brasil.
O novo Citation Ten será capaz de decolar com mais carga que o Citation X e voar sem reabastecimento por uma distância maior do que o modelo anterior. Equipado com duas turbinas de nova geração da Rolls Royce, a aeronave prevê uma razão de subida nitidamente superior, voando diretamente para 45 mil pés em apenas 23 minutos, contra os 28 minutos que o Citation X leva para alcançar os 43 mil pés. Sua velocidade máxima de cruzeiro é a grande surpresa que a Cessna reserva para o mercado no momento da certificação, mas será maior que os 973 km/h do Citation X (mais veloz jato civil em operação no mundo).
Mesmo com todo esse upgrade no desempenho, o Citation Ten promete mais economia de combustível. Num hipotético voo comparativo de 4.630 km, a 47 mil pés de altitude, o novo Citation Ten consome 9.379 libras de combustível, 145 libras a menos do que o Citation X, e ainda chega dois minutos antes, numa viagem de 5 horas e 10 minutos.
Outro destaque da nova aeronave é o seu conforto interno. Com uma fuselagem 39 cm mais comprida, o Citation Ten possui uma cabine maior com mais espaço para as pernas e poltronas redesenhadas com maior capacidade de reclinação. Além disso, cada um dos oito assentos vem equipado com painel de controle baseado numa tela sensível ao toque e totalmente integrado ao design da cabine (quando não em uso, permanece invisível). Interligado por fibra ótica, o sistema permite que cada passageiro regule a iluminação e a temperatura interna, as cortinas das janelas e tenha acesso a uma central de entretenimento com acesso à internet, visualização do mapa de voo, filmes em Blue Ray, música e até envio de mensagens de texto.
Para os pilotos, a evolução também é visível. O novo Citation Ten traz um painel de instrumentos totalmente remodelado, novos pedestais e novas colunas do manche. Além disso, vem com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de aviônica no mundo – o Garmin G5000, com três telas LCD de 14 polegadas, quatro paineis de controle touch-screen e diversos controles integrados, com redução de botões e interruptores na cabine de comando. Além disso, o auto-throttle será equipamento de série no Citation Ten.
Fonte: Terra
Foto: Cessna
“Estamos muito otimistas com essa evolução para o Citation Ten, pois o que já era excelente ficará ainda melhor. Com toda a tecnologia em aviônica, sua melhora de performance com maior economia de combustível e seu conforto interno, podemos já antever uma aeronave com uma das melhores relações custo-benefício do mercado”, afirma Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM Aviação Executiva, há quase 30 anos representante da Cessna no Brasil.
O novo Citation Ten será capaz de decolar com mais carga que o Citation X e voar sem reabastecimento por uma distância maior do que o modelo anterior. Equipado com duas turbinas de nova geração da Rolls Royce, a aeronave prevê uma razão de subida nitidamente superior, voando diretamente para 45 mil pés em apenas 23 minutos, contra os 28 minutos que o Citation X leva para alcançar os 43 mil pés. Sua velocidade máxima de cruzeiro é a grande surpresa que a Cessna reserva para o mercado no momento da certificação, mas será maior que os 973 km/h do Citation X (mais veloz jato civil em operação no mundo).
Mesmo com todo esse upgrade no desempenho, o Citation Ten promete mais economia de combustível. Num hipotético voo comparativo de 4.630 km, a 47 mil pés de altitude, o novo Citation Ten consome 9.379 libras de combustível, 145 libras a menos do que o Citation X, e ainda chega dois minutos antes, numa viagem de 5 horas e 10 minutos.
Outro destaque da nova aeronave é o seu conforto interno. Com uma fuselagem 39 cm mais comprida, o Citation Ten possui uma cabine maior com mais espaço para as pernas e poltronas redesenhadas com maior capacidade de reclinação. Além disso, cada um dos oito assentos vem equipado com painel de controle baseado numa tela sensível ao toque e totalmente integrado ao design da cabine (quando não em uso, permanece invisível). Interligado por fibra ótica, o sistema permite que cada passageiro regule a iluminação e a temperatura interna, as cortinas das janelas e tenha acesso a uma central de entretenimento com acesso à internet, visualização do mapa de voo, filmes em Blue Ray, música e até envio de mensagens de texto.
Para os pilotos, a evolução também é visível. O novo Citation Ten traz um painel de instrumentos totalmente remodelado, novos pedestais e novas colunas do manche. Além disso, vem com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de aviônica no mundo – o Garmin G5000, com três telas LCD de 14 polegadas, quatro paineis de controle touch-screen e diversos controles integrados, com redução de botões e interruptores na cabine de comando. Além disso, o auto-throttle será equipamento de série no Citation Ten.
Fonte: Terra
Foto: Cessna
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