O empresário americano George Bye, proprietário da empresa Bye Energy, está desenvolvendo uma versão do avião Cessna 172 equipado com propulsão elétrica. Ele revelou à AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association) que planeja realizar o primeiro voo em meados de 2011. A aeronave terá seus assentos traseiros retirados para dar espaço a baterias de íon-lítio. Segundo Bye, já existem baterias de íon-lítio desse porte à venda comercialmente. A Cessna, que está fornecendo suporte ao projeto de Bye, certificou baterias íon-lítio de 44 amperes em seu novo jato Citation CJ4. Mais leve do que as baterias comuns, a fabricante foi a primeira a utilizar este tipo de bateria em jatos executivos.
Bye comenta que, ao contrário de motores à combustão, altitudes diferentes não interferem no funcionamento dos motores elétricos. "Eles [os motores elétricos] não são apenas uma alternativa mais limpa do que os motores à combustão, mas também mantém toda a sua potência independente da altitude", disse Bye. Bye disse também que ainda não há previsões de sua empresa fornecer kits de conversão para Cessnas 172, e que ainda não é possível determinar o preço desta conversão.
Fonte: AOPA.com, FlightMarket
Foto: Peter Tonna
Bye comenta que, ao contrário de motores à combustão, altitudes diferentes não interferem no funcionamento dos motores elétricos. "Eles [os motores elétricos] não são apenas uma alternativa mais limpa do que os motores à combustão, mas também mantém toda a sua potência independente da altitude", disse Bye. Bye disse também que ainda não há previsões de sua empresa fornecer kits de conversão para Cessnas 172, e que ainda não é possível determinar o preço desta conversão.
Fonte: AOPA.com, FlightMarket
Foto: Peter Tonna
Nenhum comentário:
Postar um comentário