quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Elrey Jeppesen, sua história nas cartas

Em 1921, um norte-americano de 14 anos chamado Elrey B. Jeppesen pegou carona em um avião para fazer voos panôramicos e se apaixonou pela aviação. Aos 20 anos Jeppesen obteve sua licença de piloto. Com seu próprio avião passou a trabalhar com voos panôramicos e instrução. Mais tarde na década de 30 entrou para a Varney Airlines e mais tarde passou a voar pela Boeins Air Transport, no serviço de correio entre Salt Lake City, Cheyenne e Oakland. Estas rotas eram as mais bem pagas pela companhia e as mais perigosas também. O terreno montanhoso e a meteorologia tornavam as viagens muitos arriscadas, Jeppesen então resolveu mudar a situação.

Munido com um pequeno livro, o aviador passou a anotar todas as características do terreno que sobrevoava, maiores elevações, altitudes recomendas, características geográficas, etc. Outros pilotos, sabendo do trabalho de Jeppesen, pediram cópias, que ele comercializou a US$ 10,00 cada. Foram as primeiras cartas Jeppesen.

O aviador nunca parou com seu trabalho, tendo participado inclusive do desenvolvimento da navegação-rádio. Ainda nos anos 30, Varney Airlines e Boeing Air Transport uniram-se para formar a United Airlines. A nova companhia passou a imprimir suas próprias cartas aéreas, mas seua pilotos continuaram com as Jeppesen. A United decidiu, então, adotá-las como oficiais, sendo as primeiras no mundo com a assinatura do Jeppesen Airmay Manual Service.

Foi responsável pela publicação das primeiras cartas de pousos ILS e por VOR. Na década de 60, a Jeppesen & Co foi vendida para a Times Mirror Company, que também comprou a Sanderson Films, especializada em audio-visuais para instrução de voo. Nascia Jeppesen & Sanderson, Inc. Elrey B. Jeppesenfaleceu no final de 1996, mas certamente nunca saíra do pensamento de qualquer piloto de linha aérea.

Fonte: Aero Magazine

Um comentário:

  1. Boas todos os seguidores de asas madeira tem uma janela do seu link para divulgação do seu blog...

    Saudações aeres
    Paulo Olim

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