terça-feira, 21 de setembro de 2010

Embraer entrega jato executivo Lineage 1000 a grupo árabe

A Embraer entregou no início deste mês um jato executivo Lineage 1000 ao Grupo Al Habtoor, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A aeronave é gerenciada e operada pela Royal Jet, com sede em Abu Dhabi, também nos EAU. O negócio foi anunciado em julho de 2008. "Estamos honrados com a confiança que o Grupo Al Habtoor depositou em nosso jato da categoria ultra-large", disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. "Com suas características únicas, amplo espaço interno e luxuosa cabine, o moderno Lineage 1000 tem tido uma crescente aceitação no mercado de aviação executiva, particularmente na região do Oriente Médio", conta.

O Lineage 1000 é o maior e mais exclusivo jato executivo da Embraer e transporta até 19 passageiros em cinco zonas de cabine privativas. "Este é um momento de muita empolgação para o Grupo Al Habtoor e estamos orgulhosos de voar este avião", disse o Sr. Maan Halabi, Diretor-Executivo do Grupo Al Habtoor. "Escolhemos o Lineage 1000 porque ele oferece novos padrões de conforto e excelência em uma cabine sem igual".

O Lineage 1000 é o maior jato executivo da Embraer e seu design prioriza conforto e luxo. Configurado para acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros cúbicos (4.085 pés cúbicos), o interior da aeronave oferece cinco áreas privativas distintas, até três lavatórios e um banheiro com chuveiro. Com alcance de 8.149 km (4.400 milhas náuticas) com oito passageiros ou 8.334 km (4.500 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos incluindo reservas de combustível. O jato é capaz de voar sem escalas de São Paulo para Miami ou Nova York, nos EUA, ou para Lisboa (Portugal). O interior foi desenvolvido em parceria com a Priestman Goode, do Reino Unido e utiliza os materiais mais refinados da categoria. Equipamentos de bordo incluem opcionais como a tecnologia Wi-Fi, acesso à Internet e Electronic Flight Bag (EFB). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em vôo, tem capacidade total de 9.140 litros (9,14 metros cúbicos ou 323 pés cúbicos) e é o maior entre todos os concorrentes. O sistema aviônico integrado Primus Epic®, fabricado pela Honeywell, possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de potência automático (autothrottle), radar meteorológico com detector de turbulência e outras tecnologias de última geração.

O Lineage 1000 é equipado com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôo fly-by-wire. Equipado com dois motores CF34-10E7-B fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada, a aeronave possui a velocidade operacional máxima de Mach 0,82. Criada a partir da forte demanda da aviação comercial, a plataforma do Lineage 1000 é baseada na do EMBRAER 190. A confiabilidade da aeronave é corroborada por mais de 2,4 milhões de horas de vôo. O Lineage 1000 tem preço de US$ 42,95 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2006, na configuração básica, para certificação do FAA.



Fonte: Mercado & Eventos, SkyScraperLife
Foto: Robin Brulhart, Jerome Zbinden, Guillaume Besnard
All Aviation Sites

Um comentário: