sábado, 5 de março de 2011

Aero Boero 115, o treinador argentino

No final de 1968, a fabricante argentina Aero Boero estava tendo dificuldade para receber os motores O-200 (100 hp), da Continental, pois a empresa norte-americana estava tendo que cumprir o prazo de entrega de motores encomendados no Oriente Médio e, consequentemente, ficou sem recebê-los, e resolveu remotorizar o AB-95 com o motor Lycoming O-235-C2A (115 hp), dando origem ao AB-115. Remotorizado, o avião AB-95A, voou pela primeira vez em dezembro de 1968, recebeu a homologação em maio de 1969 e a produção foi iniciada logo em seguida.

Inicialmente, o novo modelo foi oferecido ao mercado como Aero Boero 95/115 Standard e Aero Boero 95/115AG (para pulverizar lavouras). A produção desses modelos foi encerrada em 1973, quando o 12º e último exemplar, matriculado LV-JXR, saiu da linha de produção e foi modificado para dar origem ao AB-115BS, uma versão desenvolvida para o Ministério de Bem-estar Social de La Nación, da Argentina, que contava com espaço para receber uma maca. As novas asas tinham pontas côncavas e passaram a ser utilizadas nos novos modelos.

AB-115

Com nova empenagem, o Aero Boero 115 voou pela primeira vez em dezembo de 1973, na cidade Morteros. Após substituir o AB 95 na linha de montagem, foram fabricados os modelos 115 Standard, 115 BS e 115 AG. A partir de 1975, foi oferecida a versão AB 115/150, para pulverização agrícola, com um motor Lycoming O-320, de 150 hp. E, em 1988, ficou pronto o modelo 115 Trainer, utilizado atualmente nos aeroclubes brasileiros. Além de encomendar centenas de AB 115 Trainer, o DAC (Departamento de Aviação Civil), substituído posteriormente pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), comprou algumas dezenas da versão 180RVR, com um motor O-360-A1, de 180 hp, para rebocar planadores.

Em 1987, a Aero Boero venceu a concorrência internacional do Ministério da Aeronáutica do Brasil para compra de aviões de instrução básica e para reboque de planadores, visando a modernização e o reequipamento dos aeroclubes, que ainda utilizavam aeronaves obsoleta, com idade média de 50 anos (Paulistinha CAP-4 e P56-C, Piper J3 e PA-18, entre outros, todos sem rádio VHF, partida elétrica, e luzes de navegação noturna) e tinham diversos aviões aposentados por serem inviáveis as suas recuperações.

A Aero Boero apresentou os menores valores, e recebeu a homologação e certificação dos AB-115 e AB-180 pelo CTA (Centro Técnico Aeroespacial) no dia 26 de outubro de 1989, depois de uma equipe brasileira passar 12 dias na fábrica de Morteros, onde foi feita a inspeção das instalações seguindo as normas brasileiras. Primeiramente, foram encomendados apenas sete AB-180RVR e 20 AB-115 Trainer, mas, em seguida, ficou acertada a encomenda de um lote de 100 aeronaves em 1988 e, posteriormente, outros 350 foram encomendados no ano seguinte, incluindo os AB-180. Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil em dezembro de 1990, e os últimos em janeiro de 1994, totalizando 366 entregas, sendo 306 AB 115 Trainer e 60 AB 180.

As dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa na Argentina e os problemas com a economia brasileira fizeram a Aero Boero atrasar a entrega de aviões ao Brasil, pois a companhia não poderia cumprir as suas obrigações enquanto a viabilidade financeira do negócio foi se tornando cada vez mais marginal e, com isso, os outros 84 aviões encomendados não foram entregues porque o governo brasileiro não tinha dinheiro para comprá-los por estar passando por uma crise financeira desde 1993. Cada avião custou US$ 74 mil. Em comparação aos antigos J3 e Paulistinha, utilizados na instrução básica pela maioria dos aeroclubes brasileiros, o AB 115 tinha como grandes novidades a partida elétrica, rádio intercomunicador e VHF, e luzes de navegação.

O avião é criticado por muitos brasileiros pelo fato de não poder realizar algumas manobras acrobáticas que eram previstas na formação de pilotos, como o parafuso, feito anteriormente com os antigos Paulistinha e J3, o que trouxe um retrocesso na formação de pilotos. Os assentos não podem ser regulados em distância e em altura, e o trem de pouso está muito à frente do CG (Centro de Gravidade), além de não ter amortecedores.

Foram fabricados 420 Aero Boero 115, um recorde histórico para a indústria aeronáutica argentina até hoje, que aguarda pela reativação da linha de fabricação do modelo para aumentar esse número.

Fonte: Aviação Paulista
Por: Valdemar Júnior
Foto: Felipe Letnar, Stephan Klos Pugatch

12 comentários:

  1. Hi, i think that i saw you visited my web site thus i came to “return the favor”.

    I'm attempting to find things to enhance my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!
    Here is my blog :: samson tobacco

    ResponderExcluir
  2. I drop a leave a response whenever I especially enjoy a article on a site or if I have something to add to the discussion.
    Usually it is a result of the fire displayed in the article I browsed.

    And after this post "Aero Boero 115, o treinador argentino".
    I was excited enough to drop a comment :-P I do have a couple of questions
    for you if you tend not to mind. Could it be simply
    me or does it appear like some of these comments appear like written by brain dead individuals?

    :-P And, if you are writing at other online social sites, I would
    like to follow everything new you have to post.
    Would you list every one of your social sites like your
    Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?
    Also visit my page : nfl streaming

    ResponderExcluir
  3. Hey there would you mind letting me know which hosting
    company you're utilizing? I've loaded your blog in 3 different internet
    browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a honest price?
    Cheers, I appreciate it!
    Check out my web site erinmore

    ResponderExcluir
  4. obviously like your website however you have to take a look at
    the spelling on several of your posts. Several of
    them are rife with spelling issues and I to find it very bothersome to tell the reality however I'll definitely come again again.
    Feel free to surf my blog http://www.youtube.com

    ResponderExcluir
  5. I used to be able to find good information from your blog posts.
    my site: mac baren 7 seas

    ResponderExcluir
  6. Wonderful article! We are linking to this great article on our website.
    Keep up the good writing.
    My website :: old holborn

    ResponderExcluir
  7. I think this is one of the such a lot vital information for me.
    And i'm glad studying your article. However should observation on some normal issues, The site style is great, the articles is really great : D. Good activity, cheers
    Feel free to visit my web blog ... spot acne treatment

    ResponderExcluir
  8. Hey there! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my iphone4. I'm trying to
    find a template or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any recommendations, please share. Thank you!
    Also visit my site ; home made acne cures

    ResponderExcluir
  9. Your style is so unique in comparison to other people I
    have read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this page.
    Here is my blog post : http://silktail.offersbookmarks.com

    ResponderExcluir
  10. Thanks for some other excellent post. The place else may
    just anybody get that type of info in such an ideal approach
    of writing? I have a presentation next week, and I'm on the look for such information.
    My web blog - how to lose man breast

    ResponderExcluir
  11. Hello mates, how is all, and what you desire to say on the topic of this post,
    in my view its really amazing in support of me.
    My blog :: how to lose man boobs

    ResponderExcluir
  12. The same reason that people buy youtube views is why they
    buy Facebook fans. I had a different Youtube account that I was using previously but the reason I created
    the new one was because Google and Youtube joined together and
    I always kept my gmail opened and was unable to be signed into my gmail and my Youtube account (which used a yahoo email
    address) at the same time. It's best to put an unobtrusive scroll at the bottom or top of the video throughout the entire song that gives this sort of information, as that way it kind of gets drilled into the listener's head.

    ResponderExcluir