quinta-feira, 15 de julho de 2010

TAM compra marca da família Amaro por R$ 170 milhões

A TAM Linhas Aéreas vai pagar quase R$ 170 milhões pela bandeira TAM, informou ontem a maior empresa aérea brasileira. Com isso, vai deixar de pagar R$ 17 milhões em royalties por ano à família Amaro, controladora da companhia, pelo uso da marca. Essa prática incomodava o mercado desde que ela lançou ações em bolsa, em junho de 2005.

O negócio será realizado por meio da aquisição da totalidade de ações da Milor Táxi Aéreo, Representações, Marcas e Patentes. Essa empresa, pertencente à família Amaro, é a que tem a propriedade da bandeira TAM e outras marca correlatas, como TAM Aviação Executiva e TAM Táxi Aéreo.

Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM, a aquisição coloca a companhia "nos mais altos níveis de governança", já que essa seria "a única transação com partes relacionadas" do grupo. Apesar de dizer que a operação era feita "em condições equilibradas", ele admite que representava uma saída de caixa para uma parte dos acionistas diferente dos outros. "Com isso, estamos cumprindo com o segundo objetivo, que é reduzir as saídas de caixa."

O negócio será pago 15% em dinheiro na data de assinatura do contrato. Os 85% restantes serão quitados com notas promissórias em favor da família Amaro, que fará um aumento de capital por meio da subscrição de ações ordinárias. A operação será submetida à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aos órgãos de defesa da concorrência.

"Esse era o único ponto sobre o qual alguns acionistas em bolsa, alguns grande fundos, questionavam o porquê da empresa não deter a própria marca e não parar com esse pagamento. Com isso, estamos fazendo a um preço bem menor do que reconstruir uma marca", diz Líbano. Ele acredita que a operação deverá resultar num aumento de até 3% do capital total da TAM. Ontem, as ações preferenciais da TAM fecharam em alta de 1,33%.

Entre analistas do setor aéreo, a percepção de que a negociação da TAM mira uma futura valorização da marca. "A administração da TAM percebeu que a sua entrada na aliança global Star Alliance vai valorizar muito a marca nos próximos anos", diz o analista de aviação da Planner Corretora, Brian Moretti. Segundo a consultoria de marcas Interbrand, a bandeira TAM vale R$ 347 milhões, o mais alto valor no transporte aéreo do país e o 17º entre as marcas brasileiras.

Fonte: Valor Econômico
Por: Alberto Komatsu, de São Paulo
Foto: Bruno Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário