sábado, 7 de agosto de 2010

ULA: Ultra Leve Agrícola

Com corrida de decolagem e de pouso inferior a 50 metros, trem de pouso robusto e pneus especiais, pousa e decola de qualquer área plana sem obstáculos para levar assistência mecânica, médica, logística, técnica ou gerencial, a qualquer ponto das grandes propriedades, ou entre propriedades e cidades vizinhas. Voando com segurança a 50 km/h o ULA é o veículo ideal para monitorar lavouras e pastagens, patrulhar as áreas rurais e urbanas na prevenção à criminalidade, monitorar incêndios florestais, patrulhar rodovias e ferrovias e remover feridos graves.

O banco do passageiro do ULA foi projetado para se transformar em uma padiola móvel que pode transportar um ferido imobilizado. Extremamente dócil na pilotagem, torna-se um excelente treinador para os alunos da categoria de Piloto Desportivo. Pela sua baixa velocidade e rigidez da sua estrutura o índice de acidentes deverá ser muito baixo. Tudo para ser seguro, robusto, fácil manutenção, fácil de voar e não custa uma fortuna.

Estado de desenvolvimento do Projeto ULA - Pela necessidade de desenvolvimento de outros projetos de grande importância social como o Controle Aéreo do Vetor da Dengue, o CBB (Centro Brasileiro de Bioaeronáutica) foi obrigado a adiar por mais um ano, o voo experimental do Ultra Leve Agrícola (ULA) em cujo desenvolvimento investimos muito nos últimos cinco anos.

O voo do ULA foi reprogramado para o primeiro semestre de 2010. Já estão concluídos os itens de:

1- Fuselagem, Asas e Superfícies de Comando todos em fibra de vidro.
2- Trem de Pouso também em fibra de vidro. Principal com duas rodas de 6x8 e triquilha de 6x6.
3- Grupo Motopropulsor com motor Volkswagen AP 2.000 injetado a álcool, que desenvolve 152 HP a 5.000 RPM, sem modificações estruturais e sem turbina adicional. Este protótipo já está funcionando a 6 meses em intervalos de 15 dias sem ter apresentado um só problema. O sistema de refrigeração que era a parte mais complexa do projeto está funcionando perfeitamente.

Falta ainda o desenvolvimento dos itens, Interior, Comandos, Instrumentos, Sistema elétrico, Carenagens, Portas, Parabrisas e Acabamento. Finalmente teremos os testes estruturais e o voo experimental seguido do período de voo para aprovação do protótipo.

O ULA não foi projetado para realizar pulverizações agrícolas mas principalmente para dar apoio logístico dentro das grandes fazendas, entre fazendas e cidades próximas como também para voos panorâmicos e instrução na categoria Ultraleve. As consultas sobre o ULA foram tantas que já decidimos construir uma planta industrial para terminar o seu desenvolvimento e iniciar a produção no segundo semestre de 2010. Situado em um terreno de 2.500 m2 na Zona Industrial de Sorocaba, a nova fábrica do CBB já em construção terá 800 m2 de área construída, com capacidade de produção de 10 aeronaves por mês. A partir de Janeiro de 2010, após a mudança para nossa sede própria iniciaremos a circulação de um Boletim Informativo sobre o desenvolvimento do ULA com fotos e relatos da construção.

Fonte: CBB

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