quinta-feira, 22 de julho de 2010

TAM vai voar para África e Japão

A TAM vai voar para Angola e África do Sul até o fim do ano. A rota para Luanda será operada com voos próprios, três vezes por semana. Para Johannesburgo, a operação será feita em code share com a South African Airways. A empresa brasileira deve ter ligações ainda para o Japão, em parceria com a All Nippon Airways. Paulo Castello Branco, vice-presidente comercial da TAM, falou a em entrevista sobre projetos para rotas internacionais este ano.

O presidente Lula reclamou da falta de voos de companhias nacionais para a África. A TAM tem autorização para voar para Johannesburgo. Vai usá-la?
PCB: A intenção era iniciar voos para a África do Sul em dezembro passado. Com a crise, contudo, não havia garantia de rentabilidade para a rota. Com nosso ingresso na Star Alliance, em maio, nossas oportunidades para o exterior crescem. Vamos começar a voar para Johannesburgo com a South African Airways até o fim do ano.

É experiência para ter voos próprios?
PCB: É um primeiro passo. A linha própria ainda não é financeiramente viável. Mas fizemos um estudo de demanda para voar para Angola. E teremos três frequências semanais São Paulo-Luanda até dezembro.

E o custo Brasil pesa na decisão de não ter voos próprios para destinos no exterior?
PCB: Sim. O preço do querosene para aviação é muito alto aqui. Soma 30% dos custos da TAM. A Varig, quando voava para a África do Sul, tinha subsídio do governo.

Os voos internacionais foram afetados na época da crise. Já voltaram a crescer?
PCB: As tarifas vêm se recuperando e, em dólar, estão 15% acima das de 2009. Os voos de longo curso (para Europa e EUA) têm 85% de ocupação. No dia 10, vamos começar a voar Rio-Frankfurt com 97% de ocupação na 1asemana. No mesmo dia, iniciamos operações para Londres. Até outubro, virá a Colômbia. E já temos conversas avançadas para voar em code share com a All Nippon Airways para o Japão, via Londres.

Fonte: O Globo
Por: Maria Fernanda Delmas
Foto: Bruno Pereira
All Aviation Sites

4 comentários:

  1. muito bom a vinda da tam para angola agora a taag vai ter concorencia

    ResponderExcluir
  2. por favor me digam quando vão comecar a voar para angola eu não vejo a hora tava na hora da taag ter um concorrente e de bom peso.to muito felizzzzz

    ResponderExcluir
  3. quero ser a primeira a comprar a passagem aonde posso me informar.adoreiiiii,tava na hora de acabar com a festa da taag,mais plis não sejem mal educados como as comissárias da taag.foi a melhor coisa que aconteceu,adorei.

    ResponderExcluir
  4. Pelo amor de Deus, TAM voe para Luanda por favor! #TamEmLuanda Uma brasileira pra Angola é magnifico....

    ResponderExcluir