segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aproximação com vento de través

Vento de través é a expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção para a lateral da aeronave, tanto em voo de cruzeiro como para pouso/decolagem. Estes dois vídeos, mostram uma aeronave A310 da SATA Internacional, em fase de aproximação final no Aeroporto João Paulo II (LPPD), na cidade de Ponta Delgada, no estado de Açores, em Portugal.

O anticiclone dos Açores é o sistema meteorológico que mais influência o tempo em quase toda a Europa. Mas o que é anticiclone? Anticlone é um centro de pressão atmosférica em que o ar atmosférico, mais frio e mais pesado, em cima, desce, aumentando a pressão junto ao solo: é um centro de pressão atmosférica alta. Sendo assim justificada provérbio dos açorianos: “Abril chuvoso, Maio ventoso, fazem o ano formoso



O primeiro vídeo mostra a consequência de uma aproximação não estabilizada, "Alto, porém veloz", em que, se uma arremetida não for realizada, pode levar ao toque fora da área de toque da pista. Fica muito claro no vídeo que havia algum vento de través na aproximação, e que a decisão de arremetida foi correta.

Dependendo do porte e características das aeronaves que voamos (peso, Vref, etc), precisamos estabelecer certos limites e padrões que devem ser cumpridos. Na operação de jatos comercias, as empresas aéreas estabelecem um padrão simples, porém muito eficaz, para garantir aproximações estabilizadas e, em consequência, o toque dentro das áreas de toque da pista. Em operações IFR a aeronave deverá estar estabilizada a 1000 pés acima do campo e em operações VFR a 500 pés acima do campo.

Estar estabilizado significa:

- Estar com a aeronave na configuração de pouso (trem e flaps);

- Estar com a aeronave na velocidade de aproximação (Vref);

- Estar com os motores ajustados para manter a velocidade de aproximação (Vref);

- Estar com a aeronave na rampa de planeio correta; e

- Estar com a aeronave alinha com o eixo da pista.

Se qualquer uma das condições acima não for respeitada uma arremetida deve ser iniciada.

Além dessa regra devemos levar em consideração vários outros fatores na nossa aproximação e pouso em um aeroporto:

- Peso da aeronave e velocidade de aproximação;

- Comprimento e elevação da pista;

- Tipo de pavimento e suas condições de deterioração; e

- Vento reinante, temperatura, pressão, tempo presente e presença de CBs na proximidades.



"Aproximação é pouso"

Fonte: Guia Log, Wikipedia

2 comentários:

  1. I always like seeing crosswind landings; they give you a chance to see real pilot skill...or lack there of.

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