Os investigadores não estão ligando como fator contribuinte artefato explosivos no cargueiro Boeing 747-400 da UPS em Dubai acidentado no dia 3 setembro. Se levantou esta suspeita por causa da recente descoberta de artefatos explosivos escondidos em remessas de cargas em aviões da transportadora UPS.Os United Arab Emirates General Civil Aviation Authority (GCAA), que é um orgão que regular a aviação civil e também a presta serviços à aviação com respeito à segurança de voo nos Emirados Árabes Unidos, insiste que está "eliminado" a possibilidade de uma explosão a bordo durante o acidente. Ambos os pilotos do 747 morreram após a tentativa de voltar a Dubai, após um alarme de incêndio e a propagação de fumaça no cockpit, enquanto sobrevoava Bahrein, no Golfo Pérsico.
"Não houve presença de elementos acústicos ou qualquer ligação com à detonação de algum artefato explosivo", informou o GCAA após algumas conclusões dos destroços do avião, bem como informações a partir dos gravadores de voz e dados de vôo. Foi acrescentado que ainda estão tentando determinar a causa do incêndio a bordo da aeronave. Já o FAA elaborou novos procedimentos para a manipulação de baterias de lítio - que havia sido encontrada em parte da carga, após o acidente.A UPS suspendeu todos os serviços no país árabe Iêmen, após a descoberta de um artefato explosivo no Aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Um segundo dispositivo foi descoberto em Dubai depois de ter sido realizado a partir da capital iemenita Sanaa, sobre os serviços da Qatar Airways.
Qatar Airways admitiu que seus aviões transportaram o dispositivo, mas salienta que a responsabilidade pela fiscalização e rastreamento de carga fica com o Estado de origem. "Além disso, os explosivos foram descobertos de uma natureza sofisticada pelo qual eles não poderiam ser detectados pelo raio-X e cães farejadores treinados", acrescenta a transportadora. "Os explosivos só foram descobertos após uma denúncia de inteligência fora."
Fonte: Flight Global, Wikipedia
Por: David Kaminski-Morrow
Foto: Ben Wang, Bianca Renz




















