sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Passagens aéreas internacionais nas agências devem ter reajuste de 7% em novembro

A partir do dia 7 de novembro as passagens aéreas internacionais devem sofrer um reajuste de 7% nas agências de viagens e operadoras. O aumento é decorrente da mudança no cálculo da comissão que até então era paga pela empresas aéreas aos agentes de viagens. Segundo determinação da Iata Brasil com o fim do comissionamento pago nos voos internacionais pelas aéreas às agências fica a critério de cada agência passar a efetuar a cobrança da taxa de serviço, no modelo RAV (Remuneração do Agente de Viagens).

A RAV será paga pelo cliente à agência e terá o valor de 7% sobre o valor da tarifa e poderá ser alterada de acordo com a política de precificação de cada agência. Quando se tratar de emissão em cartão de crédito, a nova modalidade será feita pelo consolidador e repassada para a agência em invoice. A RAV envolverá dois débitos no cartão de crédito, um para a cobrança da tarifa e outro para a cobrança da RAV.

Será cobrada uma taxa administrativa dos cartões de crédito de 3,5% sobre a RAV e que será pela agência emissora. Já a partir do próximo mês a Alitália confirmou que passa a adotar o sistema de pagamento de 0%. Outras aéreas que operam voos internacionais devem seguir o mesmo procedimento.

O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim informou que fica a critério de cada agência aplicar a RAV ou não. O temor das agências de viagens é que os consumidores concentrem ainda mais suas compras de passagens pela internet onde o preço da tarifa internacional não sofrerá qualquer mudança em função do novo sistema.


Por: Luiz Marcos Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário