domingo, 31 de outubro de 2010

Investigações descartam artefato explosivo como causa do acidente do Boeing 747 da UPS em Dubai

Os investigadores não estão ligando como fator contribuinte artefato explosivos no cargueiro Boeing 747-400 da UPS em Dubai acidentado no dia 3 setembro. Se levantou esta suspeita por causa da recente descoberta de artefatos explosivos escondidos em remessas de cargas em aviões da transportadora UPS.

Os United Arab Emirates General Civil Aviation Authority (GCAA), que é um orgão que regular a aviação civil e também a presta serviços à aviação com respeito à segurança de voo nos Emirados Árabes Unidos, insiste que está "eliminado" a possibilidade de uma explosão a bordo durante o acidente. Ambos os pilotos do 747 morreram após a tentativa de voltar a Dubai, após um alarme de incêndio e a propagação de fumaça no cockpit, enquanto sobrevoava Bahrein, no Golfo Pérsico.

"Não houve presença de elementos acústicos ou qualquer ligação com à detonação de algum artefato explosivo", informou o GCAA após algumas conclusões dos destroços do avião, bem como informações a partir dos gravadores de voz e dados de vôo. Foi acrescentado que ainda estão tentando determinar a causa do incêndio a bordo da aeronave. Já o FAA elaborou novos procedimentos para a manipulação de baterias de lítio - que havia sido encontrada em parte da carga, após o acidente.

A UPS suspendeu todos os serviços no país árabe Iêmen, após a descoberta de um artefato explosivo no Aeroporto de East Midlands, no Reino Unido. Um segundo dispositivo foi descoberto em Dubai depois de ter sido realizado a partir da capital iemenita Sanaa, sobre os serviços da Qatar Airways.

Qatar Airways admitiu que seus aviões transportaram o dispositivo, mas salienta que a responsabilidade pela fiscalização e rastreamento de carga fica com o Estado de origem. "Além disso, os explosivos foram descobertos de uma natureza sofisticada pelo qual eles não poderiam ser detectados pelo raio-X e cães farejadores treinados", acrescenta a transportadora. "Os explosivos só foram descobertos após uma denúncia de inteligência fora."

Fonte: Flight Global, Wikipedia
Por: David Kaminski-Morrow
Foto: Ben Wang, Bianca Renz

Um comentário:

  1. I am curious to find out what blog platform you have been using?
    I'm having some minor security issues with my latest website and I would like to find something more risk-free. Do you have any recommendations?

    my site ... buy twitter followers

    ResponderExcluir