sábado, 18 de dezembro de 2010

Airbus e Tam ajudam a criar combustível renovável para jatos no Brasil

Após a indústria de aviação ter estabelecido o ano de 2020 para chegar a neutralizar o aumento do carbono, a Airbus e a Tam Airlines estão ajudando um grupo de empresas a criar uma unidade de processamento de combustível renovável para jatos no Brasil, com o objetivo de substituir gradualmente o combustível usado atualmente por um que seja renovável. Um passo importante foi dado em 22 de novembro, quando a Tam Airlines, em parceria com a Airbus, realizou o primeiro voo na América Latina utilizando biocombustível baseado na jatropha, em um A320.

O grupo de empresas é liderado pela Curcas, especializada no desenvolvimento de projetos brasileiros de energia renovável, e a Ecodiesel, produtora do biocombustível no país. Paralelamente, a Airbus e a AirBP – a unidade distribuidora de combustível para jatos da BP – estão fornecendo o seu apoio ao projeto.

"A Airbus está reunindo fazendeiros, refinarias de petróleo e companhias aéreas para liderar a comercialização da produção sustentável de biocombustível no Brasil e no mundo", disse Paul Nash, Diretor de Novas Energias da Airbus. "Além de analisar a adequação do potencial dos biocombustíveis para a aviação, a Airbus está apoiando análises de ciclo de vida e sustentabilidade, a fim de garantir que quaisquer soluções para a redução das emissões de CO2 tenham um impacto social positivo e não concorram com recursos locais, como terra, alimentos ou água", acrescentou o executivo.

Fonte: Mercado & Eventos
Foto: Lorenzo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário