O Reims-Cessna Caravan F406 II é um turboélice fabricados e desenhados por Reims Aviation em cooperação com o Cessna. O F406 Caravan II é um turboélice bimotor, monoplano de asa baixa quatorze assentos de alumínio convencional. A aeronave voou pela primeira vez em 22 de setembro de 1983.O F406 é destinado a transporte de passageiros e cargas de pequeno porte, e serviço de vigilância de civis e militares. Embora os dois motores de torná-lo mais caro para operar do que as aeronaves semelhantes, como o monomotor Cessna 208 Caravan I , com dois motores a faz cumprir com os regulamentos europeus sobre as operações comerciais, que só permitem que as aeronaves multi-motor para voo por instrumentos comerciais.
Cerca de 83 aeronaves estão operando atualmente no mundo inteiro. O F406 está disponível como um transporte de passageiros ou transporte de cargas, com uma carga nominal máxima de 2,200 kg. Mais de metade vendidas em todo o mundo, no entanto, são utilizados para missões como vigilância marítima, monitorização da poluição, missões de salvamento, cartografia. As principais características do F406 são tais como visibilidade de 360 º, baixo peso vazio, uma ampla gama de velocidades de operação. Dependendo da missão, a tripulação pode variar entre um ou dois pilotos, um operador e / ou de um observador. Ele usa basicamente a mesma fuselagem como o Cessna 404 Titan, as asas e o nariz do Cessna Conquest I. O F406 Caravan II possui uma cabine espaçosa e confortável. A cabine é 5.71m de comprimento. A largura e altura da cabine e são 1.42m, 1.31m, respectivamente.
O F406 é equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-112 (500shp), inicialmente desenhado pelo Cessna. O grupo motopropulsor é tripá, de passo reversível. Em termos de desempenho, isso se traduz em uma velocidade máxima de cruzeiro de 246kt em 15.000 pés, um teto certificado de 30.000 pés e um alcance de 1.200 milhas náuticas. Além disso, a taxa de subida é de 1.850 pés por minuto. A aeronave tem uma autonomia de mais de seis horas, embora este possa ser prorrogado se necessário por outra hora com montagem tanques de combustível extra no naceles de motores. No Brasil, a apenas uma aeronave deste modelo, operando a serviço da Fugro.
Fonte: Aerospace TechnologyFoto: Skp, Matthew Borg Cardona, Andy Walker