quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Terminal de cargas do Afonso Pena será reformado

Até o final de novembro, a primeira de várias obras de ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, terá início. O terminal de logística de cargas ganhará 5 mil metros quadrados em uma reforma que custará R$ 17 milhões e pode durar um ano. O aeroporto recebeu o primeiro armazém alfandegado da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Brasil, em 1974. Ele foi adaptado no espaço do antigo terminal de passageiros, mas o movimento cresceu ao longo dos anos.

O espaço está chegando no limite”, ressalta o superintendente da Infraero no Aeroporto Afonso Pena Antônio Pallu. O contrato de reforma e ampliação entre a Infraero e a empresa de Cascavel Abapan foi assinado em Brasília no dia 11 de novembro. Na primeira etapa, o prédio atual será reformado e um novo bloco será construído. Posteriormente, será erguido um pavilhão para importações, um prédio para cargas vivas e outro para cargas restritas.

Este é o primeiro contrato de vários que deverão ser firmados nos próximos anos. Na semana que vem será disponibilizada a licitação para ampliação do estacionamento de veículos e já está em fase final de elaboração dos editais o projeto de ampliação do terminal de passageiros. “O aeroporto já necessita de investimentos há algum tempo. No orçamento do governo federal tem recurso de R$ 39 milhões para os próximos projetos, incluindo obras de drenagem e de melhora na condição do pátio. Depois disso ainda tem a obra da terceira pista”, lembra o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), que acompanha os projetos.

Fonte: Paraná Online
Por: Fernanda Deslandes
Foto: Jefferson Luis Melchioretto
, Felipe Letnar

Um comentário: